Quem Somos

Instituto Pró-Saber SP é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo. O Instituto tem como missão contribuir com o fim da desigualdade por meio da defesa e garantia do Direito de toda criança Ler & Brincar.

Criado em 2003, o Pró-Saber SP derivou da experiência da sede carioca homônima fundada em 1987, cuja missão é encontrar, trabalhar e difundir alternativas teóricas e práticas para responder aos desafios educacionais brasileiros. 

Em São Paulo, a organização nasceu com o objetivo preencher a lacuna de oferta de Educação Infantil em Paraisópolis. Naquela época, crianças ficavam em casa até os 7 anos, aguardando a idade mínima para entrar na escola, enquanto crianças de classes média e alta frequentavam a educação infantil da rede particular e, assim, já ingressavam no Ensino Fundamental com conhecimento de leitura e escrita. Muitas delas já entravam praticamente alfabetizadas.

Atualmente, a atuação do Pró-Saber SP segue alguns eixos propositivos. Um deles é a leitura utilizada para além da simples decodificação, ou seja, para a interpretação do mundo. O segundo ponto é o brincar como ferramenta de ensino e sociabilidade. E, por fim, o incentivo ao protagonismo dos jovens como forma de transformação social.

O Pró-Saber SP compartilha de um dos versos de Mario Quintana, no qual ele diz que “democracia é dar a todos o mesmo ponto de partida”. Portanto, no intuito de diminuir essa diferença de oportunidades, o Pró-Saber SP desenvolve sua metodologia ancorada nos pilares da leitura e da brincadeira.

Para aumentar nosso impacto e garantir o resultado esperado, fazemos a formação de Jovens Multiplicadores (Pró Multiplica) que aplicam o programa Ler & Brincar para escolas da rede pública de Paraisópolis (Pró Ler & Brincar nas Escolas), capacitamos Professores (Pró Multiplica) e damos apoio e orientação às famílias (Pró Famílias) dos alunos. Além disso, em 2019 inauguramos a Biblioteca Pró-Saber SP onde mais de 15 mil títulos infanto-juvenis estão disponíveis gratuitamente.